Rotary... alguém já ouviu falar nisso, aí? O Rotary é ao mesmo tempo uma organização internacional voltada para compreensão e concórdia universal, um movimento de estímulo a uma ação profissional e comunitária ética e responsável e, principalmente, milhares de clubes que reúnem pessoas e famílias com certas afinidades e que compartilham momentos de companheirismo e de trabalho comunitário. Como o Rotary abriga mais de um milhão de indivíduos em quase duzentos países e regiões administrativas, não é possível dar-lhe uma definição exata que represente a visão de todos os clubes e de todos os rotarianos.
Alguns dos rotarianos mais famosos do mundo são: George W. Bush (Estados Unidos), Walt Disney (Estados Unidos), Albert Sabin (Estados Unidos), entre outros...
O Rotary funciona em três níveis distintos, interligados e igualmente importantes: clube, distrito e RI. No nível do clube realizam-se atividades familiares, planejamento e arrecadação de fundos e implantação de projetos sociais na cidade. Os clubes são reunidos em distritos, distribuídos geograficamente de modo a reunir cerca de 1.000 rotarianos cada. No Brasil há 38 distritos.
Cada distrito é administrado por um governados distrital com mandato de um ano. A função do governador é estimular a convivência e o trabalho dos clubes. Os distritos promovem encontros anuais para treinamento, reciclagem de informações e congraçamento social. As reuniões do Rotary Club são normalmente semanais.
O conjunto dos mais de 500 distritos rotários em todo o mundo forma o Rotary Internacional, entidade coordenadora e normatizadora dos clubes. O RI é responsável pelos mecanismos que permitem, entre outras atividades, o combate à poliomielite e os programas de intercâmbio de estudantes.
No comments:
Post a Comment