Saturday, January 1, 2011

A letter to myself in 10 years

Hoje, dia 1 de janeiro de 2011, tava tomando café com minha 2ª host family (crepes/swedish pancakes + sausage com geléia ou mel ou sour cream ou manteiga ou qualquer coisa que você queira colocar... é uma tradição da família Qualls fazer isso no primeiro dia do ano). Eles estavam me falando como foi a noite de reveillon deles, já que eu não passei com eles. Eles me contaram que uma das coisas que eles fizeram foi ler as cartas que eles escreveram 10 anos atrás pra eles mesmo. Lynda, minha 2 host mom, tava me explicando como funciona e basicamente, você prevê a sua vida daqui a 10 anos e faz algumas observações de como as coisas são agora pra comparar como as coisas são daqui a 10 anos. Eu achei isso uma ideia interessantíssima porque principalmente em 2010 eu me perguntei muito sobre meu futuro, curso que vou querer cursar na faculdade e etc.
Enfim, Here we go...



Me assusta muito em pensar como minha vida vai ser daqui a 10 anos. Olhando pra trás, 10 anos atrás, eu era uma menininha de 7 anos, com não muitas perspectivas de vida além de querer me divertir e brincar com meus amigos do Jardim 2 no João XXIII. E, desde aquela época, minha vida mudou muito. Vai fazer 5 meses dia 12 de janeiro que eu estou fazendo intercâmbio na Califórnia, terminei ensino médio no Brasil, tô tendo um ano a mais de experiência de ensino médio nos Estados Unidos... quem diria? No máximo, o que eu podia prevê dez anos atrás seria que eu terminasse o ensino médio e passasse no vestibular. Eu queria ser juíza quando era pequena. Um ano atrás, eu achava que eu queria cursar engenharia ambiental. Ambientalismo e ecologia era tudo que eu pensava. Mas, por algum motivo, isso mudou. Não me vejo mais lutando pelas causas ambientais pelo simples motivo que é muito frustante. Decidi que eu posso fazer minha parte e que não quero que minha carreira seja algo relacionado à isso porque é muito difícil fazer as pessoas mudarem o jeito que pensam ou agem por uma coisa que muitos dizem ser irreal. Hoje, eu diria que minha paixão seria idiomas. Já sou praticamente fluente em inglês, comecei a estudar espanhol esse segundo semestre de 2010 (e falo algumas vezes em espanhol com Renato, o intercambista do México na minha escola), comecei a estudar francês no primeiro semestre de 2010 (e falo algumas vezes em francês com minha 1 host sister que foi pra Bélgica quando tinha 17 anos). O curso que eu tenho em mente hoje seria Relações Internacionais. Será que eu realmente vou cursar Relações Internacionais? Será que eu vou cursar na UFPB ou UEPB? Será que o que eu planejei ontem no telefone com mainha vai dar certo? Será que eu vou ganhar um carro quando entrar na faculdade? Será que eu vou gostar do meu curso? Será que eu vou ter um trabalho estável do qual eu goste? Será que eu vou está no Brasil? Será que eu vou está em João Pessoa?
O dólar hoje tá 1,69 (o mais baixo que esteve em alguns anos), quanto será que o dólar valerá daqui a 10 anos? Hoje a gaasolina na Califórnia tá MUITO cara (em comparação ao que era antes), está 3,36 o galão. Um galão é equivalente a 3,6 litros. Então, dividindo um pelo outro, tá em torno de 1 dólar por litro, o que é extremamente barato pra nós brasileiros que estamos acostumados com a gasolina a 2,40 reais por litro (na Paraíba). Será que daqui a dez anos o álcool estará bem mais espandido? Será que a gasolina ficará ainda mais cara?
Me pergunto também como estará o mundo na questão do meio ambiente. Como a Amazônia estará? Hoje, Dilma toma posse. Será que ela será uma boa presidenta? Será que ela vai cuidar bem da nossa Amazônia e do nosso país? Será que ela irá pro segundo turno ou será que Lula tentará se reeleger em 2014? Será que José Serra tentará ser presidente de novo?
Como será que as músicas estarão? Será que vai continuar no ritmo de "vou não, quero não, posso não, minha mulher não deixa não", Justin Bieber, Restart e Cine? Ou será que teremos bons músicos? Será que Paramore ainda estará tocando e Hayley ainda estará com seu cabelo laranja?
Será que eu vou pro Rio em 2014 e 2016 pra ver a Copa do Mundo e as Olimpíadas? Será que os Fergusons irão pro Brasil como eles falaram que iam num futuro próximo, talvez 2012? Será que eu vou manter contato ao menos com minhas host families que tive aqui?
Será que eu vou continuar fazendo exercícios e tentando manter a forma? Será que eu vou ter conhecido o Canadá daqui pra lá?
Será que eu vou está casada daqui pra lá? Ou ao menos noiva? Ou ao menos morando sozinha?
Será que minhas amizades mais importantes continuarão a mesma coisa? Bárbara, Laís, Cris, Amanda, Ângela...? Será que ainda manterei contato com algumas pessoas da escola tipo Risi e Letícia? Será que o preço da depilação continuará aumentando? Será que eu vou fazer a minha tão desejada depilação à laser?
Espero poder mostrar essa carta algum dia pra meus pais e host parents. Espero poder falar o quanto eles influenciaram a minha vida. Espero ainda poder ver ou falar com eles de vez em quando.
Espero ter um novo cachorro, já que minha primeira cachorra (Dolly :~) morreu esse ano (com 11 anos) e minha segunda cachorra (Fadinha) é dois anos mais nova que ela e infelizmente, cachorros não vivem muito :/
Espero que Catherine (1 host sister) esteja casada e com filhos maravilhosos, espero que Steve (1 host brother) e Janelle (mulher dele) estejam com filhos também, espero que Ken (1 host brother) e Summer (mulher dele) estejam ainda casados, com Logan, Peyton e Max grandinhos, indo pra faculdade ou na escola. Espero que Brian (2 host brother) esteja casado e com filhos também. Espero que Kasey, Jordan e Taylor (3 host sisters) estejam numa faculdade boa. Espero que todos os meus três host parents estejam ainda vivos por muito tempo. Espero sempre poder visitar minha segunda casa, Califórnia.
E, mais do que tudo, espero ainda ter entusiasmo pra acordar todo dia, espero ainda ter metas, sonhos e desejos. Espero não ter tudo na mão pra me fazer sempre sonhar. Mas também espero ter uma boa carreira, ganhando um bom dinheiro.

Queria muito ler essa carta (e a carta da Bárbara) no reveillon de 2020 pra 2021 com minha melhor amiga Bárbara e casada e com filhos (ou com pretensão de ter).
Mas anyway... espero lembrar de ler essa carta daqui a 10 anos, aonde quer que eu esteja.

1 comment:

Anonymous said...

gostei do seu poste
muito reflexivo,um tanto desesperador,mas eu te entendo muito bem,quando eu tinha a sua idade eu me fazia perguntas semelhantes.17 anos, essa é a idade que o mundo nos começa a dar serias dores de cabeça.Mas uma coisa é certa,vc é uma garota inteligente,esforçada,ajuizada,com uma estrutura familiar ótima,e a base pra vc ter uma resposta positiva pra maioria das suas perguntas vc ja tem, agora vc so precisa de um pouco de cara de pau pra enfrentar o mundo e conquista o que Deus reservo pra vc .