Sunday, February 6, 2011

O que te faz feliz?

Você escuta por aí falar que quando você faz intercâmbio você amadurece, aprende coisas novas, tem mais experiência de vida e blá blá blá... Porém, uma coisa que não vejo muita gente comentando por aí e que eu notei muito nesses meus quase 6 meses de intercâmbio foi o que me agrada, o que me deixa feliz e me faz sentir bem mudou muito.

Eu escuto tanta gente por aí falando que não tem coragem de fazer intercâmbio porque você ia ficar longe dos pais, dos seus amigos e tal. Mas, te digo uma coisa... fazer intercâmbio revela quem realmente se importa com você, quem realmente é seu amigo, quem realmente tá do seu lado pro que der e vier. É como se o intercâmbio fizesse uma peneiragem na sua vida social, escolhendo os melhores, os mais preciosos, que vão ser pra vida toda. Outra coisa bem interessante que eu notei é que, na minha opinião, meu relacionamento com meus pais se tornou bem mais saudável e aberto com minha vinda pra cá. E eu não poderia estar mais feliz por esse motivo. Acho que é porque eles confiam mais em mim, sabem que eu mudei muito e pra melhor. Eu também valorizo muito mais a família e os amigos bons que tenho e agora faço de tudo pra mantê-los, longe ou perto. Valorizo muito aqui o que eu chamo de família (no caso, a minha 1 host family e os momentos que tenho com eles). Valorizo mais ainda os momentos no telefone que tenho com minha mãe e meu pai. Falar no telefone com meus pais é uma alegria tão grande... compartilhar todas as minhas experiências vividas aqui com quem me proporcionou isso tudo é uma sensação muito boa. É sempre bom saber que tem alguém do outro lado do mundo sentindo tua falta, querendo que você esteja com eles.

Outra coisa que mudou muito foi estudos. Eu nunca fui de tirar nota ruim, sempre tirava 8 por aí, até no terceiro ano minhas notas foram boas. Mas nunca fui de estudar muito, porque nunca gostei de estudar pra me matar, só estudava pra passar e tava bom demais. Aqui, eu não sei porque, eu estudo muito mais, todos os dias! Percebi que se você quer realmente se dar bem na vida tem que estudar e muito. Eu pude ter aqui uma percepção bem mais ampla sobre educação e métodos de estudos. O que me fez escolher um método de estudo e aplicá-lo na minha vida diária. Outra coisa é que eu acho muito menos tediante estudar em inglês. Quando eu estudava em português eu ficava com sono, com preguiça e tal. Estudando em inglês, eu consigo me focar bem mais. E agora eu não vejo o estudo como uma coisa chata, eu vejo como um investimento pro futuro. (Isso tá parecendo muito nerd mas nem é coisa de nerd OK, é só coisa de gente que realmente pensa).

O que me faz feliz agora é ter uma conversa com alguém interessante, é quando passo tempo com minha 1 host family, é quando viajo e conheço lugares diferentes e passo a ter uma visão mais aprofundada do mundo, é quando eu vou correr ou pedalar, é quando eu vou pra reunião do rotary, é quando falo com meus pais e amigos do Brasil, é quando consigo comer um prato de verdura todinha (hehe), é quando eu vejo o quão longe eu cheguei...

Intercâmbio do rotary foi a melhor coisa que podia ter acontecido na minha vida até agora. Por isso quero agradecer aqui a todos que fizeram disso uma realidade.

As coisas mudam. E eu mudei. E tenho muito orgulho disso.

No comments: