Monday, July 6, 2009

Diário de uma viagem - Curitiba/PR.

de 01/07/09 até 13/07/09.


03/07: hoje eu acordei bem tarde. Odeio acordar tarde em viagens, porque sempre acabo perdendo a manhã inteira. Era umas 11 horas quando acordei. Tomei banho (o que aqui eu demoro uns 40 minutos... uns 10 minutos é só pra tomar coragem pra entrar na água, de tanto frio que faz). Daí almoçei, fui me arrumar e tal daí fomos pro Parque Barigui pra pegar a Linha Turismo, um ônibus que faz um tour pelos pontos principais de Curitiba, tais como: praça Tiradentes (marco zero da cidade, abriga a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais), rua das flores (trecho da principal rua de Curitiba, foi o primeiro calçadão para pedrestes do país e um dos marcos da revolução cultural da cidade), museu ferroviário (construído na antiga estação, conta a história ferroviária do Estado. O prédio anexo abriga o shopping estação, o museu da farmácia, o teatro de bonecos e o estação embratel convention center, um moderno centro de eventos), teatro paiol (construído em 1906, o antigo paiol de pólvora foi reciclado para se tornar teatro de arena em 1971. Batizado pelo poeta Vinícius de Moraes, marca o início da transformação cultural de Curitiba), jardim botânico (marca registrada de Curitiba, foi inaugurado em 1991. A estrutura metálica abriga espécies botânicas de referência nacional), museu Niemeyer (maior e mais moderno museu do Brasil. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o "olho" completa uma antiga obra que ele mesmo construiu, em 1976) entre outros lugares. Eu e minha mãe a gente fez o tour completo, porém a gente só parou em um lugar, no shopping estação. O motivo de a gente só ter parado em um desses pontos (a pessoa tem direito a no máximo quatro paradas) é porque quando a gente parou lá no shopping, demoramos muito e quando fomos pegar o próximo ônibus, nós perdemos! Daí ele só passa de 30 em 30 minutos, daí escureceu muito rápido e esse passeio só presta quando está claro. Mas esses que foram citados, deu pra ver e olhar por fora, mas vamos algum dia refazer o resto do tour de manhã, que é mais visível e vamos parar em mais tres lugares, que nós temos direito. Ah! Detalhe, nesse dia, no shopping estação eu tava parada no meio da rua pra tirar uma foto no estacionamento do shopping, que era bem lindo, daí um cara de bike passou super rápido assim por mim e como eu tava no meio da rua ele falou "acooorda, tia!". Fiquei simplismente indignada!

04/07: hoje acordamos bem cedo, de 6 horas da manhã pra ir em Morretes, uma cidade à 1 hora de carro de Curitiba. Porém, fomos de trem turístico. Demora mais, porque passa pela serra do mar inteira até chegar em Morretes. Saímos da rodoviária de curitiba de 8:15 chegamos umas 11:45 da manhã. Bem demorado, mas super valeu a pena. Tinha um guia, que ele passa a viagem toda explicando cada detalhe de onde passávamos! Chegando lá, fomos almoçar. Comemos barreado, uma comida super típica da cidade de Morretes. Falou em Morretes, a pessoa pensa em barreado. Barreado é uma carne que fica cozinhando por 13 horas daí você mistura com farinha e banana e outras coisas lá e dá o barreado. É um pouco exótico porém muito bom. Depois de um tempo, olhamos algumas lojas de artesanato local e fomos embora de carro com minhas primas daqui. Chegando em Curitiba, umas seis horas da tarde, fui direto pra um salão! Meu cabelo tava podre de sujo. Fui num salão chamado Marly. É um salão simplismente gi-gan-te! É um prédio de três andares onde todos os andares são compostos de cabelereiros, manicure, depilação e etc. É bem corrido lá as coisas, mas super eficiente e rápido! Fiz unhas, cabelo e uma mini-hidratação e paguei apenas 35 reais, achei super barato! Isso já era umas 7 horas quando saí do salão. Jantei e fiquei esperando dar a hora de eu me arrumar pra sair pra balada! Fui no wonka bar, um bar alternativo super legal! Tavam todos lá, foi super divertido. Saí de lá era umas duas da manhã daí a gente foi comer numa lanchonete 24hrs, o "au-au", uma lanchonete de cachorro-quente super gostosa, eu amei. PS: quatro.

05/07: hoje o dia foi relativamente light. O pessoal daqui de casa fez um churrasco super delicioso, comi horrores! Veio toda a família, super queridos eles. Depois, quando era umas cinco horas fui me arrumar pra ir no shopping mueller. Foi muito engraçado esse dia, eu amei muito! A galera lá pegou uma garrafa de dois litros, juntou suco tang e uma garrafa de cachaça de um litro e um pouco de água, daí eu tomei. Não tinha gosto de alcool, por isso eu amei e bebi horrores desse troço e deu pra eu me animar. Voltei pra casa de dez horas, daí comi uma torta mista super gostosa que todo dia aqui tem uma receita diferente pra se comer, é ótimo! PS: três.

06/07: hoje o dia foi light também. Acordei tarde de novo, que ódio! Era umas onze horas, daí eu tomei banho, almoçei o churrasco do dia anterior ainda, comi sorvete me arrumei e saímos. Eu, minha mãe e minha prima fomos pra o shopping Curitiba, passamos a tarde lá. Comprei algumas besteirinhas, como sempre. Depois fomos no Carrefour, depois numa loja de móveis. Ah! O dia hoje foi "quente" em relação aos outros, fez 17ºC graus.

No comments: