Saturday, October 2, 2010

Escola, interação demais...

Resolvi fazer um post dedicado somente a escola daqui. Constantemente eu mudo minha opinião sobre a minha vida escolar aqui. Tem dia que eu simplesmente amo ir pra escola e tem dia que parece uma tortura. Até aí tá a mesma coisa de como era no Brasil. Tinha vez que eu amava ir pra escola no Brasil as também tinha hora que tudo que eu mais queria era estar em casa. Acho que isso é um padrão... quem sabe.

A escola começa todo dia de 8:20 da manhã. Eu moro em torno de 30 minutos de carro da escola, sendo que como eu vou de ônibus, demora cerca de 50 minutos pra chegar lá porque o ônibus dá uma volta enorme pra pegar as pessoas porque ninguém aqui mora perto, é uma região cercada por montanhas e a única coisa que tem são pequenas cidadezinhas entre elas tipo Auberry, Prather, Shaver Lake e por aí vai...
Daí eu acordo todo dia de 6 da manhã, lavo meu rosto, tomo banho, ponho minha roupa, faço meu café (que geralmente é baggle (pão) com cream chesse e café com leite OU yogurt com banana e biscoito), preparo meu almoço (que geralmente é um sanduíche de pão com queijo e presunto e algum biscoito de manteiga de amendoim). Depois, escovo meus dentes, me maqueio, arrumo minha bolsa (que eu tenho que levar todo dia a roupa do vôlei dentro da bolsa), ponho minhas lentes de contato e pronto, tô pronta pra ir. Geralmente eu fico pronta em torno de 7:05. Vou a pé ao ponto de ônibus, o que leva uns 2 minutos. As vezes de manhã minha host mom pede pra eu alimentar os cavalos. O ônibus passa em Rusty Spur, que é o local aonde eu pego o ônibus, por volta de 7:10. Quando eu entro no ônibus, ou eu cochilo ou eu vou ler alguma coisa da escola ou eu escuto música. Geralmente é um tédio, eu não gosto de ir de ônibus pra escola porque simplesmente não faço nada produtivo. Chego na escola de 8 horas e geralmente encontro com alguém e fico conversando ou quando eu não tô muito afim de conversar (o que é raro), fico escutando música. A aula começa de 8:20. Minha primeira aula é espanhol 1. Na sala de espanhol as cadeiras são organizadas em círculos e tem muita coisa do México nas paredes e muita coisa em espanhol (bem óbvio né). Cada sala é diferente, cada professor comanda sua sala e tem seu modo de organizar as cadeiras e as coisas que colocam na parede. Geralmente, as coisas que eles colocam na parede definem eles. A mesa do professor tem um computador e na parede tem um telefone e uma bandeira dos EUA. Todo dia na primeira aula a gente tem que se levantar e falar a "pledge of allegiance" (promessa de fidelidade aos EUA). Eu gosto muito da aula de espanhol porque primeiro, eu sou a melhor da sala (é bem parecido com português né daí fica fácil pra mim) e também porque a galera da sala são muito engraçados e é uma aula super divertida, a gente conversa bastante, ri muito e aprende ao mesmo tempo e também porque a gente não tem tarefa de casa em espanhol. Segunda aula é de Civics. Civics é uma matéria bem difícil pra mim e requer estudo constante e dedicação por minha parte. Confesso que se eu fosse americana, se eu vivesse aqui minha vida toda, essa matéria seria muito fácil. Basicamente, civics fala sobre os Estados Unidos... Política, constituição, economia, modos de produção, como funciona as coisas nos Estados Unidos. Se eu morasse aqui e convivesse com esse tipo de coisa com mais freqüência, ou se essa matéria fosse relacionada as coisas do Brasil, seria muito mais fácil pra mim. Mas, ainda bem que, nem pra os americanos, essa matéria é fácil. Não sei se é o professor que é rígido ou os americanos que não tem muita base escolar, mas tem muita gente que tira nota ruim nessa matéria. Uma coisa que eu noto aqui é que as matérias são muito mais fáceis aqui do que no Brasil. Fico em choque quando eu vejo o quão simples são as coisas que são estudadas por aqui. Outra coisa bem diferente aqui é o modo de dar aula de certos professores. No Brasil, é o modo “palestra”, ou seja, professor fala, ensina, copia, copia, copia, copia e copia. Quando o professor não copia o que os alunos falam? “Ah, hoje o professor só fez enrolar...”. Pois então aqui todo dia você ia achar que o professor só fez enrolar. Muito raro os professores anotam algo, e quando anotam é num data show. Eles pegam uma folha lá que dá pra você anotar as coisas e apagar depois e colocam no data show e escrevem lá e QUEM QUISER copia. O meu professor de civics, por exemplo, nunca copia nada do quadro sobre a matéria. Ele só coloca avisos sobre os trabalhos e tal. A gente tem MUITO trabalho, muitas apresentações pra fazer na aula de civics, o que é um saco pra mim. Eu prefiro muito mais o modo palestra de ser e confesso que sinto falta disso.
Depois da aula de civics, tem um mini-intervalo de 10 minutos que eu geralmente vou no banheiro ou como alguma coisa. Daí depois tem a aula de Algebra 2, que é provavelmente a aula mais parecida com as aulas do Brasil e é a aula que eu mais gosto. A gente copia quase todo dia as “notes”, que é geralmente referente a tarefa de casa que a gente tem. Mr. Gault (detalhe que aqui a gente só chama professor pelo último nome e tem que chamar senhor ou senhora... hehe), o nome do professor, geralmente explica o assunto que vai ser pra a tarefa de casa (a gente tem todo santo dia tarefa de casa -.-). Ele escreve as coisas no data show e a gente copia. A gente tem quadro mas ninguém usa. As cadeiras tanto na aula de civics quanto na de álgebra 2 são organizadas que nem no Brasil, em fileiras. Eu também adoro a aula de álgebra 2 porque eu sou muito amiga do professor, aí a gente sempre tem umas conversas muito engraçadas no meio da aula que sempre faz um tumulto hahahahaha, a aula dele é que nem a aula de Sandro, de química lá no meu colégio no Brasil, é ótiiiiiimo! (só quem sabe como era a aula de Sandro lá no 3ºC é quem estuda lá, era ótimo!). Depois da terceira aula de álgebra 2, tem a aula de environmental science (ciências ambientais). Essa aula também é muito boa porque é uma aula bem light, as mesas são mesas duplas, pra dois alunos, o que torna a aula bem melhor. A professora é um amor e a gente sempre faz coisas diferentes, é uma aula totalmente única, a gente faz muita coisa fora da sala de aula, muita coisa interessente. Depois da quarta aula, tem o almoço, que é de meio dia e termina de 12:50, se eu não me engano. Geralmente eu vou pra parte onde fica os seniors (estudantes do terceiro ano), fico na grama sentada e comendo meu sanduíche conversando com o povo. Aqui, tem muita segregação. O povo que é mais novo, fica num local, o povo mais velho, em outro. Não gosto disso. Pessoal aqui tem muita frescurinha as vezes...
Enfim, depois do almoço, tenho aula de environmental science de novo (é só essa aula que tenho duas por dias, porque essa aula é um tipo de aula que requer duas aulas por dia... se chama ROP class, não sei explicar o que é mas toda ROP class tem dois períodos). Enfim, depois da quinta aula, tem a sexta aula que é de languages arts 4 (inglês). Essa aula é aula só pra a galera do terceiro ano, ou seja, é uma aula difícil. A gente estuda só coisa bem hardcore tipo literatura do século 12 e tal, inglês super rebruscado e formal. O bom é que o professor sabe que é difícil pra mim e ele pega mais leve comigo. Depois da aula de inglês, tem a sétima aula, que é vôlei :D vai de 2:15 até 4:45, que é quando eu pego o ônibus de volta e chego em um local perto da minha casa, se chama Burns, e minha host mom tá sempre lá de 5:30 pra a gente ir de carro pra casa.

Observações:

1) O nome da minha escola é Sierra High School e cada pessoa escolhe as matérias que você quer fazer. Porém, pra você entrar na faculdade aqui, tem algumas matérias que a faculdade exige, daí né, quase todo mundo tem que fazer certas matérias. As aulas duram 50 minutos.

2) Me perguntaram como minha mãe está lidando com o fato de eu só falar com ela uma vez por mês e a resposta é: ela MORREU de preocupação, ficou desesperada, pensando monte de coisa ruim!!!! Ela pede pra eu escrever algo pra ela toda semana, daí eu escrevo pra meu irmão e meu irmão mostra pra ela. Ela lê meu blog também. Eu não sinto muito falta de casa porque na maioria das vezes, eu me sinto em casa aqui. Mas pelo visto, minha mãe tá tento um pouquinho de dificuldade pra cortar o "cordão umbilical"... mas isso jaja passa :)

3) O motivo do título desse post ser “escola, interação demais”, é que a gente tem sempre muita coisa pra fazer durante a aula ou na escola. A escola tem sempre monte de eventos acontecendo e eu sempre fico perdida. Aqui tem mil clubes que as reuniões as vezes acontece na hora do almoço e a menina sempre fala no microfone antes da hora do almoço, mas ninguém cala a boca no final da aula daí é sempre ruim de escutar o que eles falam. Não é que eu não entenda o que eles falam, porque não é isso. Eu realmente não tenho nenhum problema quanto a língua, o problema é que ninguém me avisa nada. As pessoas estão acostumadas com tudo isso que acontecem e já sabem exatamente o que fazer porque acontece todo ano mas né... eu não! Enfim, só um comentário. Mas dá pra sobreviver! Hahahaha


4) Se você quiser ver minhas fotos, vá no meu facebook e me adicione. Não, eu não vou postar todas as fotos aqui. Porque? Porque já gasto muito do meu tempo aqui na internet e colocar essas fotos em MAIS OUTRO LUGAR gasta muito tempo. Mesmo que eu não te conheça, pode me adicionar no FACEBOOK (não no orkut. orkut é só pra amigos) que eu vou aceitar, é só falar que lê meu blog e que quer ver as fotos, não vou me incomodar.

http://www.facebook.com/profile.php?id=610166451#!/profile.php?id=610166451

aqui tá o link!

beijos :)

1 comment:

Anonymous said...

oi cecilia
Obrigada por ter resppndido as minhas perguntas ^ ^ te add no face book.gostei do seu post gostei muito de um post seu que vc conto um puquinho da sua teinadora,bem que vc podia contar um pouco mais sobre seus colegas,amigos e as pessoas que vc tem contato sem ser da sua familia,isso se não for te comprometer em nada.
Bjinho